O que você deve saber sobre a Pesca Esportiva

O que você deve saber sobre a Pesca Esportiva

A Pesca Esportiva é uma atividade muito praticada nas horas de lazer. Também pode chamar de pesca de lazer ou amadora. Essa modalidade de pescaria tem algumas curiosidades que muitas pessoas não conhecem. Pensando nisso, vamos listar aqui algumas delas, para você ficar por dentro do assunto.

São mais de 40 anos de pesca esportiva no mundo

A Pesca Esportiva foi criada em 1971, há cerca de 47 anos, se caracterizando pela prática de não consumir e nem comerciar, apenas pelo prazer de pescar. Geralmente os pescadores pesam, medem, fotografam e depois devolvem os peixes a água. O famoso “Pesque e solte”.

A Pesca Esportiva foi reconhecida como um esporte

A Pesca Esportiva passou a ser reconhecida como esporte no Brasil, isso porque o Ministério do Esporte certificou a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE), como uma nova modalidade de esporte. A medida vem para obter mais recursos públicos, patrocínios e incentivos fiscais federais e para os entusiastas da pesca, mais um motivo para se dedicar a um dos hobbies preferidos dos brasileiros.

É preciso ter uma carteirinha para pescar

Todos que exercem atividade pesqueira no Brasil, sejam pessoas físicas ou jurídicas, devem se inscrever no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Se a pesca for exercida por esporte, então é preciso se inscrever na categoria Pescador Amador e pagar uma taxa anual que varia de R$ 20 a R$ 60. Se não tiver a licença, o pescador está sujeito a autuações dos órgãos de controle como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e as Polícias Ambientais. Nesse site, você pode realizar o seu cadastro. Acesse: http://pndpa.mdic.gov.br/pndpa/web/pe…jl40CDP8XQ

A maior recordista de pesca esportiva do mundo é uma mulher

A americana Meredith McCord é uma das maiores pescadoras do planeta. Nascida em Houston, Texas, ela já pesca há muitos anos e é especializada na modalidade fly. Atualmente, ela é a dona de cerca de 83 recordes mundiais de pesca, segundo a IGFA (Associação Internacional de Pesca Esportiva), com mais outros dezessete recordes pendentes a seu favor. Seu objetivo é alcançar 100 recordes mundiais.

Porto Velho pode se tornar referência em Pesca Esportiva

Rondônia é considerado o 5° destino dos pescadores esportistas do país, segundo a Secretaria de Turismo do Estado, sendo considerada a única capital brasileira com potencial para pesca esportiva. O Rio Madeira, devido à água mais turva e mais barrenta, é muito bom para pescar peixe de couro. Os Lagos do Estado também, principalmente o Lago Samuel, onde encontra-se muitos Tucunarés.

O Rio Madeira tem mais 800 espécies de peixes catalogadas, o que faz da capital de Rondônia uma forte candidata a se tornar número um no país na modalidade.

E você, pescador? Sabe de mais alguma curiosidade? Que histórias tem para contar sobre a sua vida na pesca esportiva? Compartilhe com a gente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações até agora)
Loading...