Quais equipamentos corretos devemos usar na Pesca Esportiva

Quais equipamentos corretos devemos usar na Pesca Esportiva

Um bom pescador precisa de alguns equipamentos para que possa pescar da maneira correta. Para cada tipo de pescaria, existe um equipamento e uma técnica diferente.

Conheça aqui os equipamentos corretos:

Vara

A vara é o item principal, mais conhecido e fundamental na Pesca Esportiva. Existe vara de bambu, com carretilha, molinete, fly e outras. Cada uma com as suas especificidades (menor peso, maior resistência, com maior flexibilidade) e voltada para um tipo específico de pesca. As varas de grafite e carbono são, atualmente, as preferidas pela maioria dos praticantes de pesca esportiva, por serem leves, eficientes e muito resistentes.

Carretilhas e molinetes

As carretilhas e molinetes são alguns dos equipamentos para pesca esportiva mais usados durante a prática. O molinete é responsável por enrolar e armazenar a linha, bem como puxá-la e lançá-la. Oferece mais facilidade na hora de manejar e, principalmente, recolher o peixe do mar.

A carretilha é semelhante ao molinete, porém, tem maior capacidade de armazenamento de linha e não tem risco de retorcê-la. Muitos pescadores dizem que as carretilhas são responsáveis por lançamentos mais longos.

Iscas

Usadas para atrair o peixe, podem ser naturais ou artificiais. As artificiais são as mais usadas por não serem perecíveis. São feitas normalmente de chumbo ou estanho. Há ainda a opção do Popper, uma espécie de isca que faz um estalo na água para chamar atenção dos peixes.

Para alguns tipos de peixes, existem outras iscas artificiais mais eficientes como, por exemplo, o tipo Spinner, que simula um crustáceo se debatendo ou fugindo, o Twitch Bait, que é uma isca de superfície, Buzz Bait, que produz zumbido na água, e o tipo Rattlin, que é uma isca de profundidade.

A escolha vai depender do seu objetivo no dia da pesca.

Boias

As boias são essenciais para a prática, sendo responsáveis pela estabilidade da isca dentro d’água. Isso porque as boias mantêm  elas a certa altura, não deixando que afundem. Para quem conhece os hábitos dos peixes da região, é fácil regular a boia em uma altura que facilita a pesca.

Anzóis

Os anzóis são equipamentos essenciais para a prática da pesca esportiva. As iscas são colocadas no equipamento. Cada anzol é designado para o tipo de peixe que se pretende pescar. Por isso, é importante manter uma coleção de anzóis para os mais variados tipos de pesca.

Chumbos

As chumbadas possuem utilidades muito específicas na prática, sendo responsáveis pela estabilidade entre o molinete, a linha e o anzol. Também são necessários para ajudar no momento do arremesso, no afundamento do anzol com a isca, sendo um grande aliado dos pescadores iniciantes.

Linhas

Item imprescindível para a pesca, à linha é classificada de acordo com seu peso (ou seja, linhas mais leves e mais pesadas) e é ela que orienta as demais escolhas para o resto dos equipamentos: linhas mais pesadas, ou seja, que aguentam peixes maiores, exigem produtos mais resistentes. Linhas mais leves podem utilizar equipamentos menos robustos.

Esse item é muito importante, pois a escolha da linha é o que determinará o restante do equipamento que será usado pelo pescador esportivo.

Roupas específicas

Como você passará o dia pescando, é preciso ter em mente que o uso de roupas específicas é fundamental para a prevenção de insolação e doenças. Opte por camisas com proteção ultravioleta, feitas para pesca esportiva para evitar que os raios solares agridam sua pele em longo prazo, podendo causar envelhecimento precoce e câncer de pele.

Além disso, camisas já feitas para este fim costumam ter tecido Dryfit, que impede que você fique com aquela sensação de “úmido” devido ao suor ao longo de um dia quente de pesca.

Chapéu

O chapéu, tal como as roupas específicas, é importantíssimo para a proteção do pescador. Ele impedirá que a cabeça fique exposta à insolação durante o dia e também evita dores de cabeça provenientes do calor e que os raios solares agridam a pele.

O acessório precisa ser confortável, pois chapéus muito apertados podem causar desconforto. Procure por modelos desenvolvidos especificamente para pescadores São facilmente encontrados em lojas do gênero.

E uma dica importante, use sempre protetor solar, ele faz o conjunto completo de proteção ao pescador que ficará exposto aos raios ultravioletas a manhã ou a tarde inteira. Utilize sempre os de maior fator de proteção, para evitar danos prolongados.

Há outros equipamentos fundamentais para a pesca esportiva, como o alicate, a lanterna (caso a pesca seja realizada a noite) e uma maleta para armazenar as iscas, os alicates e os anzóis, por exemplo.

E você, conhecia todos estes equipamentos? Conhece mais algum? Fala aqui pra gente!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...